Dicas para Escolher Bem seus Óculos de Natação

Já falamos sobre óculos de natação no blog Medinas. E nossos leitores pediram mais informações, pois os textos que leem aqui – com dicas, sugestões e informações sobre o fantástico esporte ­Natação  têm incentivado muita gente a começar a praticar ou retomar a prática. Para nossos visitantes assíduos e para os novos, eis então mais dicas sobre óculos de natação.

 

Escolha seus óculos de natação com dicas da Medinas
Escolha seus óculos com as dicas da Medinas

É possível que você já tenha experimentado pular na piscina para treino e acabou tenho a visão atrapalhada porque seus óculos encheram de água. Ou talvez tenha sofrido durante o treino inteiro com óculos que causam dor, sentindo grande pressão sobre os olhos.

Se, fora da piscina, seus olhos ficam vermelhos ou com marcas dos óculos de proteção no rosto, é hora de fazer algo sobre isso.

Escolhendo Óculos de Natação

A Medinas tem opções em óculos adequadas para sua prática de natação
A Medinas tem opções em óculos adequadas para sua prática de natação

Este texto da Medinas oferece conselhos úteis que precisam ser levados em consideração ao escolher um par de óculos para a prática de natação.

Tipos de Óculos de Natação

A primeira coisa que você deve fazer é associar seus óculos ao tipo de natação que pratica, pois têm finalidades diferentes. Aqui está uma breve explicação sobre os vários tipos de óculos disponíveis para compra.

  • Óculos de competição

Apresentam grande performance técnica para que se assentem na órbita ocular. Isso reduz o arrasto, tornando-os mais hidrodinâmicos.

Foram feitos para velocidade e podem ser desconfortáveis se usados todos os dias, embora muitos nadadores prefiram a fim de adquirir hábito.

  • Óculos de prática

Servem para uso diário e são menos técnicos do que óculos de competição. Porém, são bem-feitos e têm alta qualidade. São mais confortáveis porque foram criados para uso frequente e por períodos mais longos.

Têm mais borracha de vedação, o que suaviza a pressão contra seus olhos.

  • Óculos para Recreação

Apesar de mais barato e relativamente confortáveis, não são adequados para muitas horas de natação. O filme antifog (antiembaçante) das lentes – no caso de terem esse tratamento – tende a se desgastar rapidamente. A Medinas busca no mercado os melhores óculos para recreação antes de disponibilizar para seus clientes.

Atenção: Por ser empresa séria, a Medinas precisa alertar que é necessário alguns cuidados especiais para usar óculos de recreação com antiembaçamento. Baixa visibilidade pode causar alguns transtornos ocasionais.

Ainda assim, são indicados para quem não vai nadar por longo tempo diário.

  • Máscaras de natação

Não são óculos propriamente ditos, mas nossos leitores solicitaram mais dados sobre esse acessório.

Projetado para mergulho, são muito maiores do que os óculos. A maioria das máscaras de natação é macia e confortável; alguns nadadores de recreação preferem essas máscaras a óculos.

Tipos de lentes

Identificar o melhor design dos óculos para você é importante, mais é igualmente importante considerar os tipos de lentes.

Há vários tipos de cores e funções. E você precisa pensar na luz ao seu redor, ou seja, se deseja bloquear ou não a luz.

  • Lentes espelhadas

oculos3espelhadas, são lentes de cor escura, adequadas para uso frequente ou mesmo em competição. Se você nada próximo ao meio-dia todos os dias ou vai participar de competição, pode escolher essas lentes.

Além disso, se você pratica nado costas em piscina externa, lentes espelhadas podem ser a melhor escolha. Mas, se usar lentes espelhadas quando está escuro ou em ambiente fechado, sua visibilidade pode ser limitada.

Lembre-se de que o tom escuro de lentes espelhadas escurece tudo ao seu redor. Portanto, essas lentes não são recomendados para piscinas pouco iluminadas.

  • Lentes coloridas

oculos2Se você pratica natação em ambiente fechado ou no início da manhã, as lentes coloridas claras funcionam melhor. Limpe as lentes de cor clara com constância para receber o máximo de luz através delas.

Lentes laranja fazem tudo a sua volta parecer mais brilhante, melhorando a visibilidade na água. Outras cores claras – como rosa, roxo e verde – também podem iluminar a piscina em torno de você, embora não tão bem como as alaranjadas.

Tenha em mente que as lentes coloridas tendem a não funcionar tão bem em locais com muita luz. Se nadar ao ar livre durante o dia, sua visão horizontal pode ser comprometida.

  • Lentes de cor escura

Se você quiser óculos versáteis, as lentes pretas ou azuis são uma boa escolha. Não bloqueiam o sol tão bem como lentes espelhadas nem fazem a água ficar mais clara, mas são muito boas para dias nublados.

Dicas Importantes

  • Adquira vários pares

No caso de seus óculos se quebrarem, é sempre bom ter reservas. Se você é competidor profissional ou amador, pode querer optar por óculos que se encaixem melhor no momento da competição.

  • Conforto

A melhor maneira de dizer que óculos são confortáveis para você é simplesmente experimentá-los. Pense em como se sente ao usá-los.

Se você pratica nado por mais de meia hora todos os dias, o ideal são óculos mais confortáveis possível. Não há nada pior do que ter óculos desconfortáveis durante braçadas.

Quando experimentar um par, imagina-se usando por um longo período de tempo. Lembre-se de que só vão machucar depois de algum tempo de uso. Você não quer desanimar por causa do par de óculos.

Coloque a peça e faça ajustes; ela precisa se moldar a sua cavidade ocular. Certifique-se de que não haja vãos entre os óculos e seu rosto.

Certifique-se também de que a tira dos óculos produza pressão suficiente para que eles não saiam do lugar, mas não o bastante para causar incômodo.

Se você procura bons óculos de natação e que sejam adequados a tipo de prática de seu esporte favorito, consulte a Medinas. Acesse nossa página no facebook e deixe seu dúvida. A Medinas vai ter grande satisfação em auxiliar você.

Boas braçadas!

 

6 comentários em “Dicas para Escolher Bem seus Óculos de Natação

    • Medinas Autor do postResponder

      Não causam olheiras, o que pode acontecer é se você usar um óculos de natação que não tenha uma vedação confortável e eficiente você deverá apertar muito as tiras para obter esses benefícios, fazendo isso ao final do treino pode ocasionar algumas marcas em volta dos olhos. Essas marcas desaparecem depois de algumas horas. Então não precisa se preocupar.

  1. Ludmila Lopes Responder

    Os meus óculos estão deixando minhas pálpebras superiores inchadas…todos os óculos pegam na pálpebra mesmo? Tô pensando em usar máscara, já que nado somente 2x na semana…

    • medinas Autor do postResponder

      Seu óculos de natação não está muito apertado? Precisaria ver o seu modelo para dar uma opinião mais assertiva.

  2. Aline Roberta Lopes de Carvalho Responder

    Também passei pelo mesmo problema. Comecei a aula na terça à noite, quando terminei, meu olho estava bem marcado, com a marca da ventosa. Meus olhos até incharam um pouco, e fiquei até o outro dia com essa marca. Amei a aula, mas não estou querendo mais ir por causa disso! Isso é comum? Minha pele é bem branquinha, fiquei com as marcas bem vermelhas

    • medinas Autor do postResponder

      Olá Aline.

      Não é normal. Você deve estar apertando muito a tira do seu óculos de natação. Se um óculos de natação der a pressão fora d’agua. A tira serve apenas para prender na cabeça, então você não precisa apertar ao máximo.

      Tenho um vídeo explicando sobre isso:
      https://youtu.be/Zvn5xu8YUPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.