Você conhece os estilos de natação? Sim… claro.

Mas é sempre bom relembrar… vai que algumas regras mudaram. Em nosso texto (natação é o melhor esporte para sua saúde), falamos muito sobre a versatilidade da natação como fonte de benefícios para sua saúde. Esse caráter versátil é fruto justamente dos mais variados estilos de natação que formam a alma desse esporte tão admirável e que tanto bem faz à saúde. Confira nesta matéria os tipos variados de nado que vão fazer a alegria dos brasileiros na Olimpíada Rio 2016.

Nota: consulte sempre um profissional de Educação Física

Você se preocupa com sua saúde, procurando mantê-la ou melhorá-la; você quer melhorar sua forma física; você recebeu recomendação médica para diminuir peso…

Bem… seja qual for o motivo, saiba que natação é um dos esportes mais completos que existem para você usar como base para seus motivos.

Além de tudo, nadar ainda provoca sensação de prazer, felicidade, bem-estar. Quantas cenas românticas à beira de praia ou lagoa você já viu naqueles filmes hollywoodianos? Milhares, claro.

Talvez você pratique natação apenas por um dos motivos acima, mas, se um dia pretender competir no esporte, veja abaixo os estilos de natação. Em tempo: não importa sua idade… possibilidade de competir na natação é sempre muito grande, caso você decida participar de provas.

Nado Livre (Crawl)

O nome já diz tudo: nado livre. É o que apresenta mais simplicidade nos movimentos. Talvez exatamente por isso seja o estilo de natação mais rápido também.

  • Posição do corpo: lado frontal sempre virado para baixo, para o fundo da piscina
  • Pernas e pés: pernas semiflexionadas, pés estendidos
  • Movimentos das pernas: chutes curtos alternados entre direita e esquerda
  • Movimentos dos braços: também alternados. A puxada deve ser feita por um braço antes que o outro toque a água para, por sua vez, puxar também
  • Detalhe: entre uma braçada e outra, o nadador pode virar o rosto para o braço movimentado a fim de respirar

Nado de Costas

Trata-se de estilo não muito rápido. O nível de complexidade de movimentos é maior que o do nado livre.

  • Posição do corpo: parte frontal superior sempre voltada para cima, fora da água
  • Movimentos de pernas e pés: pernas pouco mais flexionadas que no livre; pés estendidos ao máximo; movimentos parecidos com o do
  • Movimentos de braços: ficam normalmente estendidos e criam um círculo imaginário ao lado da cabeça
  • Detalhe: ao passar pelo quadril, a mão empurra a água e leva o corpo no sentido contrário ao do livre

Nado Peito

É o estilo de natação mais lento por conta da complexidade de movimentos. Habilidade de respiração adequada é considerada elemento essencial para bom nado nesse estilo.

  • Posição do corpo: estendido, com o rosto dentro da água praticamente o tempo todo e as palmas das mãos giradas no sentido contrário ao corpo, ou seja, para fora
  • Movimentos de pernas e pés: com joelhos flexionados e abertos e pés juntos, a perna dá golpe forte para trás; braços estendidos para a frente. A sincronia do golpe das pernas com a puxada dos braços impulsiona o corpo para frente. (Você pode imaginar esse estilo lembrando do nado de uma rã… não ria… é isso mesmo.) A inspiração do ar é feita juntamente com o movimento dos braços, pois é nesse momento que a cabeça emerge; a expiração é feita na sequência de movimento seguinte

Nado Borboleta

Para nadar esse estilo, o praticante precisa de muita força e flexibilidade musculares. Por isso é considerado o estilo mais difícil de ser nadado.

  • Posição do corpo: abdômen para baixo, para o fundo da água
  • Movimentos de pernas e pés: as pernas fazem movimento ondulatório, ou seja, como asas de borboleta; os pés permanecem esticados, rígidos; braços se levam para frente e se jogam fortemente para trás, ambos ao mesmo tempo
  • A estratégia é respirar a cada duas ou quatro braçadas
  • Detalhe: é o estilo mais pesado, ou seja, requer muito poder de concentração

Esses são os quatro estilos de natação principais. Há ainda o nado medley, que é junção de todos os estilos, que devem estar na ordem borboleta, costas, peito e livre.

Você pode não ser competidor de natação, mas pode se divertir executando os quatro estilos de nado na piscina do prédio, no clube ou nos rios. De qualquer maneira, vai se sentir muito fisicamente com qualquer deles.

Profissional ou amador, obrigado por recomendação médica ou livre por iniciativa própria, em busca de mais diversão ou melhor saúde… não importa a razão para nadar. Nadar é sempre muito bom.

Nadar é como beijo de mãe: não precisa de motivos.

Nossa loja virtual www.medinas.com.br tem de tudo para seu esporte favorito: trajes, equipamentos, acessórios, dicas, serviços etc. Dê uma passada por lá e confira. A forma mais rápida e fácil de adquirir seu material para natação.

E nosso blog abriu uma enquete para conhecer sua opinião sobre os estilos de nado.

E você ainda pode deixar livremente seu comentário aqui. Fale pra gente qual estilo acha mais bonito, mais adequado ou mais interessante.

Participe!

 

Um comentário em “Você conhece os estilos de natação? Sim… claro.

  1. Pingback: História da Natação: uma Saga de Heróis - Blog Medinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.