Você Sabe o que É Rotação de Torso e para que Serve?

Rotação de torso é elemento técnico que consiste em aproveitar movimentos dos ombros e tórax para criar efeito hidrodinâmico e melhorar braçadas. Mas ainda é motivo de discussão entre pessoas que entendem muito de natação. E como a Medinas gosta muito de discutir assuntos relevantes do universo desse esporte fantástico, não poderia ficar de fora da discussão.

O movimento de rotação de torso pode melhorar o desempenho das braçadas
O movimento de rotação de torso pode melhorar o desempenho das braçadas

É sempre muito bom conversar com nossos leitores sobre os milhares de assuntos que rondam a natação. Afinal, esse esporte extraordinário é nossa própria vida antes de ser elemento comercial de nossa empresa. É por isso que nossos textos trazem motivos para muitas conversas entre nós e nossos clientes, parceiros e amigos, bem como entre vocês e seus conhecidos.

Rotação de torso é um desses assuntos.

Entendendo o que É Rotação de Torso

No meio da natação, rotação é a ação de mover o tronco todo no eixo do quadril para a direita e para a esquerda. Ou seja: ombros e torso giram durante as braçadas como se fossem uma só parte do corpo, mas seu quadril permanece na posição original.

Diversos profissionais de natação comparam o movimento de rotação do nadador ao movimento de torso do golfista. Os objetivos podem também ser comparados: melhoria de técnica de braço, liberdade na braçada, manutenção muscular para evitar problemas de ligamentos e muitos outros.

Agora vamos entender a importância da rotação no nado livre.

Por que É Tão Importante

A rotação é parte muito importante para a técnica de nado, tanto quanto é considerada fundamental na natação do estilo livre. Muitos fisiologistas argumentam a maior importância de se nadar usando técnicas de rotação é auxiliar a evitar traumas musculares e outra lesões nos ombros.

Os melhores nadadores de nado livre do mundo rotacionam seus troncos. E o fazem por duas razões principais:

  • Abrangência da braçada

Rotação bem feia permite que o braço se estenda de forma mais eficaz, que vá mais adiante. Portanto, a área de água alcançada é maior e oferece mais apoio para impulso braçal.

  • Golpe mais potente

Durante a rotação, o quadril e os músculos das costas induzem à força maior, o que leva a golpes mais consistentes e poderosos no corpo da água, ou seja, em maior área de água abraçada.

Apesar das boas razões acima, muitos técnicos fazem observações importantes:

  1. Se você girar muito, é muito possível que seu cotovelo não esteja em posição adequada para obter o melhor impulso. Se iniciar o golpe depois de ter girado demais, o ombro estará muito para baixo e você muito provavelmente vai pegar a água com um braço reto. No entanto, se você iniciar o golpe quando tiver girado cerca de 30 a 40 graus, o ombro vai estar mais para o lado – e não para o fundo da piscina – e o corpo vai estar em posição muito melhor para obter mais eficiência na braçada
  1. Quanto mais você rotacionar, mais lento vai ser o movimento de impulso com os braços
O ângulo da rotação precisa ser equilibrado.
O ângulo da rotação precisa ser equilibrado com a força de sua braçada

É preciso encontrar equilíbrio entre a rotação e seu poder de braçadas. Pouca rotação, menos água como apoio; muita rotação, braçada ineficiente.

O especialista em natação em águas abertas e treinador de natação de triatlo, Dan Bullock, prefere manter o raciocínio acima em relação ao poder da rotação para boa natação. Ou seja, é extremamente importante, mas requer atenção especial:

“Rotação é mudança [do tronco] de um lado para o outro com a menor quantidade de tempo gasto na posição de ‘transição’. Mas estender ao máximo o braço durante a rotação não vai ajudar. Muitos nadadores ficam frequentemente surpresos quando eu peço que reduzam o grau de rotação. Se você mantiver sua cabeça imóvel e levar o braço para frente, é improvável que desloque mais de 45 graus [o que é o ideal]”.

O técnico americano Gery Hall também tem conclusões interessantes sobre a importância da rotação.

Diminuição do arrasto frontal

Segundo Hall, muitos técnicos e nadadores imaginam que uma das principais razões para usar rotação seja redução do atrito frontal com a água. Essa ideia nasce da posição do corpo que, de lado para o fundo da piscina ou mar,  parece receber menos resistência que de frente.

Hall raciocina que, se isso fosse verdade, os nadadores bateriam pernas de lado sempre, a fim de conseguir maior velocidade. “Como se vê, isso não acontece”, encerra o raciocínio.

O técnico ainda diz que é necessário muito empenho físico para ficar girando o tronco de um lado para o outro. “Acho que, na verdade, muitos nadadores preferem efetuar a rotação por duas razões e uma é por questão de biomecânica; a outra por questões de leis de movimento e propulsão.

Leis de movimento e propulsão

Além de melhorar braçadas, movimento de rotação aciona músculos das costas
Além de melhorar braçadas, movimento de rotação aciona músculos das costas

Ao rotacionar os ombros no eixo do quadril, os músculos principais das costas são acionados. Braçadas feitas junto com movimento de rotação são mais fortes justamente pelo uso dos músculos das costas. Ao girar o corpo na água, uma espécie de ganho biomecânico entra em ação e deixa a remada submersa mais consistente.

Movimentos com Sinergia

Hall ainda explica que a segunda razão para que nadadores girem o tronco talvez seja um pouco mais difícil de entender. Contudo, é razão também tão importante quanto a primeira.

Rotacionar o corpo de um lado para o outro gera energia. O movimento e a energia gerada elevam a força propulsora da braçada.

Esses dois fatos juntos produzem remada muito mais forte que uma puxada sozinha, sem a rotação do corpo. É essa sinergia entre os dois movimentos que faz a braçada ser mais forte.

Entendendo com exemplo 

Imagine o nadador em posição de arranque para o mergulho. Uma boa saída é feita com os braços totalmente esticados para trás no momento anterior à impulsão de partida.

  • O mergulho não acontece se o nadador somente esticar os braços para trás e não der impulso pelas pernas
  • A impulsão não é intensa nem eficiente se apenas pular e não jogar os braços para frente em movimento de rotação

A saída com a sinergia dos dois movimentos ao mesmo tempo vai ser muito mais forte, muito mais producente. É exatamente isso que acontece com a rotação e braçada ao mesmo tempo.

Hall resume comentando que não basta rotação máxima nem braçada forte sozinhas. É necessário que se descubra um ponto de equilíbrio entre a rotação adequada e a força de braçada.

 ——————

Não é de hoje que a Medinas traz assuntos interessantes para você a fim de gerar conhecimento. É com ele que você vai extrair o máximo possível de seu esporte predileto, a natação.

E é conhecimento não apenas de conceito, mas material também. A Medinas dispõe de todo tipo de material e acessórios para natação em suas vitrines físicas e virtuais. Habitue-se a acompanhar os textos da Medinas e a consultar nossos estoques.

Seu esporte favorito vai ser muito mais interessante.

Boas braçadas!

 

2 comentários em “Você Sabe o que É Rotação de Torso e para que Serve?

  1. Pingback: Velocidade no nado: 07 dicas para você chegar ao êxito

  2. Pingback: técnica de mergulho: 16 dicas importantes - Blog Medinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.