Oito Nadadores para se Ficar de Olho na Rio-2016

A Olimpíada do Rio 2016 vai fazer a alegria de mais de noventa nadadores que subirão ao pódio para colocar medalhas no pescoço. E no currículo. E na vida. E futuro. Alguns deles têm isso já quase como certo. Confira abaixo quais são.

Meses e meses de esforços diários em preparação estão separados por poucos dias do momento de glória de nadadores de todos os países que vão estar no Rio em agosto para disputar as provas de natação.

Dos estrangeiros que já estão confirmados, há alguns em que você deve ficar de olho, pois são praticamente garantidos no pódio. Há brasileiros também, que você pode confirmar clicando aqui.

Katie Ledecky

Katie Ledecky - Olimpíada Rio 2016
Katie Ledecky

Os olhos do mundo da natação estão sobre a americana Katie Ledecky por suas últimas conquistas. Vencedora dos 800m livre em 2012, a nadadora de 19 anos traz para a Rio-2016 uma bagagem cheia de muito mais conquistas.

Katie subiu ao mais alto do pódio nove vezes nos últimos campeonatos mundiais. Ganhou todas as provas de nado livre entre os 200m e os 1500m. É de longe favoritíssima.

Florent Manaudou

Florence Monaudou - Olimpíada Rio 2016
Florence Monaudou

O fim do reinado do brasileiro Cesar Cielo nos 50m livre aumentou as chances do francês. Tornou-se, então, o homem mais rápido nas piscinas. E quer repetir a conquista da olimpíada passada.

Manaudou fez melhor tempo no campeonato mundial do ano passado que em Londres-2012: 21s19. Sua carreira tem ganhado força nos últimos meses, quando decidiu se preparar melhor para a olimpíada no Brasil.

Nathan Adrian

Nathan Adrian - Olimpíada Rio 2016
Nathan Adrian

O nadador americano de estilo livre tem o corpo apropriado para natação. Foi o que respondeu à ESPN americana recentemente: “Nasci para nadar. Muitas pessoas me perguntam por que escolhi natação. Respondo que a natação me escolheu. Meu tronco é grande, meus pés são planos, tenho ombros flexíveis. A natação procura isso num corpo”.

Ele determinou o segundo melhor tempo da prova de 100m livre: 47s72. Mas ele próprio ainda vê margem para melhorar. “Não foi uma prova perfeitamente executada, mas estou feliz por fazer abaixo de 48s”, disse o nadador ao site oficial do Comitê Olímpico dos Estados Unidos.

Cameron McEvoy

Cameron McEvoy - Olimpíada Rio 2016
Cameron McEvoy

A mentalidade do australiano McEvoy é científica, com atenção meticulosa a detalhes e muita disposição ao trabalho. Isso faz dele um nadador para ser observado com atenção na Rio-2016.

Tem sido alvo de muito cuidado por parte dos rivais que vão enfrentá-lo Ele é a mais recente sensação da natação da Austrália, mas seu interesse por astronomia faz dele um dos atletas olímpicos mais peculiares do país.

McEvoy completou um triplo histórico ao vencer os 50m livre nacional em Adelaide e se qualificou de forma impressionante para os Jogos Olímpicos do Rio. Significa que ele se tornou o primeiro homem a conquistar títulos australianos no 50m, 100m e 200m livre no mesmo ano.

Sun Yang

Sun Yang - Olimpíada Rio 2016
Sun Yang

A China, tão promissora e tradicional em praticamente todas as modalidades de esportes, tem um responsável pelo primeiro e único ouro olímpico na natação: Sun Yang.

Yang matou longo tempo sem medalhas chinesas em 2012 em Londres, quando foi ao lugar mais alto do pódio em duas provas: 400m e 1.500m livre. Também lá, foi ao pódio em outros dois nados: segundo lugar nos 200m livre e terceiro no revezamento 4x200m livre.

No Rio 2016, chega como favorito com apenas 24 anos e, também por isso, é ídolo nacional.

Leah Smith

Leah Smith - Olimpíada Rio 2016
Leah Smith

A nadadora dos EUA, Leah Smith, teve noite especial recentemente quando bateu recorde pessoal e o segundo tempo mais rápido do mundo neste ano nos 400m livre com 4’00”65.

Terminou em segundo lugar na última olimpíada, atrás de Katie Ledecky. Por isso, chega ao Rio com grandes chances.

Aos 20 anos de idade, Leah, nascida em Pittsburgh, EUA, é membro do time nacional de natação.

Katinka Hosszu

Katinka Hosszu - Olimpíada Rio 2016
Katinka Hosszu

Não se tem notícia de um nadador que tenha ganhado mais dinheiro e conquistado mais medalhas que essa húngara de 26 anos de idade.

Foi apelidada de Iron Lady pela imprensa chinesa por conta de tantas provas que venceu na etapa de Beijing da Copa do Mundo de Natação do ano passado.

Esse apelido é hoje título de livro e de linha de produtos de uma grande fabricante de material esportivo.

Michael Phelps

Michael Phelps - Olimpíada Rio 2016
Michael Phelps

O Mágico das Águas teve muitos problemas pessoais nos últimos dois anos e se afastou das piscinas, mas está de volta. Na verdade, dizem até que esse período de afastamento fez bem ao homem, pois sua recuperação foi surpreendente.

É grande a chance de Phelps deixar o cômodo de sua casa em que guarda suas medalhas sem espaço para as que pretende ganhar na Rio-2016.

Phelps é o mais condecorado nadador da atualidade. Saiu da aposentadoria já com mais de 30 anos para tentar aumentar seu quadro pessoal de medalhas.

Um aviso do que ele ainda pode fazer foi nadar os 200m medley individual mais rápido e fazer os 100m borboleta e 200m borboleta com tempos incríveis no campeonato nacional americano em 2015.

A Rio 2016 será a quinta olimpíada da carreira estelar de Phelps, embora ele esteja convencido de que também será a última.

—————–

Poucos esportes elevam alguns praticantes à qualidade de super-homens ou super-mulheres no mundo. Natação é um deles. Quando um nadador chega ao pódio, tem seu nome escrito no Hall da Fama.

Mas é uma olimpíada que faz que esse nome permaneça no universo das estrelas esportivas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.