Natação para Crianças: o Muito Útil Mais o Bastante Agradável

Exercícios físicos são atividade muito útil. Desenvolvem músculos, aumentam percepção espacial, elevam autoestima etc. Brincar é bastante agradável. Cria amigos, reúne família, incentiva trabalho em equipe, desenvolve raciocínio. Para crianças, juntar os dois é algo extraordinário. Pois então… natação para crianças é juntar o muito útil com o bastante agradável. Um grande futuro competidor de Olimpíadas pode sair das brincadeiras na água.

São muitos os benefícios da natação para uma criança. Talvez mais ainda que para adultos. Promove saúde e instiga segurança. E, assim como em relação a adultos, natação para crianças produz circunstâncias de grande importância para constituição de percepção sensorial e espacial.

Natação para crianças: socialização com brincadeiras
Natação na fase infantil incentiva atividades em grupo e socializa

Sabe-se que a melhor maneira de instruir uma criança é associar o aprendizado a brincadeiras, ao sentido lúdico. Natação para crianças tem essa característica.

Em dias de muito sol, leve as crianças para nadarem e se refrescarem; em dias de pouco sol, leve as crianças para se exercitarem; em dias frios, leve as crianças para nadarem em piscinas aquecidas.

Em qualquer circunstância, nadar promove estilo de vida ativo. E por todo o ano. E por busca à condição física saudável.

Nadar É Meio de Segurança

O site de uma das maiores organizações de saúde infantil do mundo, a Kids Health, alerta para o fato de afogamento ser uma das primeiras principais causas de morte infantil. E inclui nessa faixa pessoas com até 24 anos.

Uma criança que aprende a nadar desde cedo tem mais chances de se sair bem em situações de perigo na água, seja em piscinas na própria casa, na casa de amiguinhos, no clube e na própria praia.

Ainda, ao saber nadar, incentiva coleguinhas a aprenderem igualmente ou auxilia em situações em que seus amiguinhos corram perigos associados à água.

Portanto, a criança se sente segura diante de emergência na água. Essa postura acaba ganhando espaço em seu jeito de ser, tornando-a segura também em outras circunstâncias da vida.

Nadar É Meio para se Obter Saúde

Natação para crianças promove bem-estar físico e emocional
Natação para crianças promove bem-estar físico e emocional

A esmagadora maioria dos clínicos em geral é clara em relação a benefícios cardiovasculares e pulmonares produzidos pela natação no organismo de qualquer pessoa. Contudo, crianças têm vantagem de apresentar músculos e ligamentos ainda em formação. Desta forma, a natação praticamente molda o esqueleto e fortalece músculos e ligamentos com muito mais facilidade.

É assim que natação melhora força e flexibilidade, aumenta resistência corporal e ajusta equilíbrio e postura na criança.

Outra função bastante importante em tempos de consumismo alimentar desregrado é prevenção de obesidade. O esforço ritmado necessário na prática da natação queima muitas calorias e induz a própria criança a se alimentar melhor.

Há estudos claros que associam obesidade a diabetes juvenil, problemas na estrutura óssea e dificuldades respiratórias. Nesse sentido, natação age positivamente também nesses casos, apesar que de forma indireta. Uma vez que auxilia na queima de gordura, evita excesso, o que anula uma das causas daquelas males.

A Environmental Health Perspective, órgão americano de estudo da saúde infantil, ressalta que natação tem sido indicada como esporte para crianças com asma. Seus estudos fortalecem a ideia de que natação é menos agressiva à asma que outros tipos de exercícios também vigorosos.

Crianças asmáticas que nadam têm mais chances de cura que outras que praticam outros esportes. Essas chances se multiplicam em relação a crianças que não praticam esporte algum.

A questão fisiológica daqueles estudos diz que a posição horizontal do corpo permite qualidade de respiração mais ampla que outras formas de exercícios. Piscinas cobertas, por sua vez, apresentam clima úmido mais intenso. desta forma, o organismo aprende a respirar melhor.

Por outro lado, em caso de prática de natação por parte de crianças asmáticas, pais e responsáveis precisam de atenção quanto a produtos químicos de manutenção da água. Qualquer alteração na respiração deve ser investigada por profissionais.

Nadar Melhora Saúde Emocional

Diz a lenda que o nadador sente como se estivesse voando quando está na água. Essa sensação proporciona alívio emocional profundo e garante maior controle sobre suas emoções.

Dizem clínicos da área esportiva que a causa é mais técnica. A flutuação natural da água é mais relaxante do que em outros tipos de exercício. A ondulação de mares ou piscinas provoca massagem tranquilizadora, apesar de imperceptível.

A fricção da água na pele é outra situação que induz o cérebro a imaginar-se envolvido em elemento diversos do ar. Essa condição produz incentivo a atividades de regiões cerebrais diferentes de quando o corpo está fora da água. Isso também auxilia na sensação de tranquilidade que todo nadador amador diz ter. Diversos nadadores profissionais, quando fora de competições, alegam ter a mesma sensação ao mergulhar na piscina.

Não é à toa que a Medinas incentiva seus clientes e amigos a praticarem natação cada vez mais. E sente enorme satisfação quando essas pessoas retornam à loja ou enviam mensagens destacando os benefícios que cada um teve.

Pratique você também. Acompanhe nosso blog e visite nossa loja virtual. Ali você encontra tudo para entrar no apaixonante mundo da natação. Aproveite e use o espaço de mensagens para mostrar a outros amigos nossos qual é sua opinião sobre natação em fase de infância.

Boas braçadas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.