Acredite: Natação é o Melhor Esporte para sua Saúde

A natação é conhecida como um dos esportes mais completos possíveis. Ao praticar esse esporte, você está levando benefícios para além do corpo… eles vão até a mente. Se a gente pensar bem, até socialmente a natação é boa. Nós mostramos aqui muitos motivos para você começar a nadar. E, se parou, voltar a nadar. E, se já nada, continuar nadando. Nós queremos que você tenha grandes experiências com a natação.

Nota: consulte sempre um profissional de Educação Física

 

A grande maioria dos esportes exige movimento do corpo. Alguém aí pode se perguntar: “Ué… existe esporte em que a gente não se movimente?”. Para surpresa de quem se perguntou, sim… existe.

O bom e velho Bilhar, por exemplo, também conhecido como esporte de sinuca. A necessidade de movimentação é mínima. E tem ainda a Esgrima.

Junto com esses dois, a gente encontra a Canoagem, especialmente a variante Caiaquismo. Sim… os músculos mais requeridos estão apenas nos membros superiores.

E voltando à Natação, esporte de nossa paixão

natação-piscinas-

Segundo dados conseguidos com fisioterapeutas e no livro Fisiologia do Exercício, de William McArdle, a natação chega a queimar quase 700 calorias de atleta de 70k médios durante uma hora de prática. “Isso já é o bastante para me convencer”, dizem as mulheres.

E a natação segue adiante na lista dos benefícios. Para melhor entendimento, vamos dividir esses benefícios nas três áreas da vida: física, psicológica e social.

Antes, uma discussão: qual é a idade ideal para iniciar?

Não existe um número que defina o parecer de técnicos e fisiologistas. Existe muita controvérsia quando se fala em idade mínima para início da prática de natação.

Alguns profissionais defendem que o bebê de 03 meses já pode começar a dar suas primeiras braçadas; outros, recomendam que se espere pelo menos até os 06 meses; já os mais receosos dizem que o ideal é a partir de 02 anos.

A maioria das autoridades envolvidas alega que o corpo humano com menos de 01 ano não desenvolveu defesas suficientes contra micro-organismos encontrados na água. Por isso, indicam essa idade para início de atividades.

Você tem a condição física melhorada…

… ou mantida, caso já esteja em boas condições.

Por conta do alcance dos movimentos aliado ao processo extra de respiração, a natação produz efeitos benéficos em todo o organismo físico do praticante.

  • Nós torcemos para que você não tenha artrite

Mas, se tiver, saiba que a natação é indicada para você. Os movimentos de alongamento podem ajudar muito a desenrijar as articulações atingidas pela doença. E fazem ainda mais se a água estiver morna.

  • Tônus muscular melhorado

Se você estiver querendo mais força nos músculos, combine natação com exercícios aeróbicos. O atleta de natação recebe resistência da água em média de 10% a 13% maior que o corredor fundista, por exemplo.

E estudos atuais provam que a resistência óssea é também melhorada com o nado.

imagem-natação-idosos
  • Flexibilidade corporal

Todos os tipos de nado forçam o corpo em todos os grupos de músculos simultaneamente. Isso gera alongamento eficiente e completo.

  • Melhoria das condições do coração

Como a gente disse, todos os músculos do corpo são beneficiados pelo nado. E o mais importante são os do coração. O caráter aeróbico do esporte fortalece o coração, o que facilita bombeamento de sangue.

  • Controle de peso e queima calorias

A natação é tida como um dos esportes que mais queima calorias. Para quem quer ou precisa manter ou diminuir o peso, é excelente opção.

  • Contra alergias de origem respiratória

O esporte é praticado obviamente em ambiente úmido. Isso auxilia na redução de sintomas de asma, bronquite e outras anomalias relacionadas. E, surpreenda-se: a natação melhora até o ronco durante o sono.

Você tem a condição psicológica melhorada

A lista de benefícios é extensa. Então, vamos parar por aqui e falar dos benefícios mentais.

  • Condições desestressantes

A natação favorece prática de exercícios aeróbicos. Você se reconhece mais capacitado ao atingir os limites dos movimentos. Isso motiva você a estender a capacidade em outras áreas de atividades.

Com isso, a chamada enzima da felicidade, a endorfina, produzida por esse estado dá a você sensação de felicidade para enfrentar a vida como ela é

  • Determinação para atingir objetivos

A natação é, por si, competitiva. Mesmo que você esteja apenas em exercício ou seja nadador amador, acaba competindo consigo mesmo para chegar a seus próprios limites. Isso gera caráter de determinação quanto a seus objetivos.

  • Autoestima

Você se desestressa; você se torna determinado; suas condições físicas melhoram… ora… isso já é mais que suficiente para que sua autoestima atinja níveis de excelência, não é?

Você tem as relações sociais melhoradas

  • Uma coisa leva a outra

Natação é esporte individual, ou seja, 90% de seu êxito depende de você mesmo unicamente. Exceto em uma ou outra variação – competição por equipe ou nada sincronizado, por exemplo.

Apesar ou por causa disso, você vai querer mostrar suas vitórias pessoais e vai aprender a valorizar vitórias de terceiros. E, se você já aprendeu a valorizar, vai expor sua alegria mais facilmente.

Nós, do blog.medinas.com e do site www.medinas.com.br, somos apaixonados por natação. E obtemos todos os benefícios que colocamos acima. E somos felizes.

Por isso, queremos que você, que ainda não pratica natação, chegue a esse estado de harmonia e felicidade. Estamos a postos para oferecer dicas, material e produtos em geral para você.

Vá até a seção de comentários abaixo e fale pra gente sobre a variação de natação você pratica ou gostaria de praticar: águas abertas, piscina, competição, sincronizado etc. Passou por alguma situação interessante em relação à prática de natação? O que melhorou em sua vida?

Participe. Converse com a gente.

 

 

3 comentários em “Acredite: Natação é o Melhor Esporte para sua Saúde

  1. Pingback: Natação: jogos para exercitar corpo e mente

  2. Pingback: Aulas de Natação: Seção de Dicas Importantes - Blog Medinas

  3. Terezinha Responder

    Pratico natação no mínimo tres vezes por semana durante uma hora
    Sou auto didata tenho dúvidas qto a respiração
    Nado crawl. Mil metros por dia
    Meu whatsapp para maiores informações é 19997706238, obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.