Jogos de Natação: Pratique ou Invente o Seu

 

Natação é universo de bem-estar físico e mental. Pratique jogos de natação
Natação é universo de bem-estar físico e mental. Pratique jogos de natação

Natação é esporte completo. Já tivemos chance de mostrar isso aqui neste texto. Tão completo que sua compleição técnica gera diversos tipos de atividades associadas.

Muitos jogos de natação são praticados nas piscinas, desde os mais simples até os mais complexos, desde os reconhecidos oficialmente até os menos praticados. Em tempos virtuais, pode-se até treinar reflexos em jogos para computador e celular.

É esporte tão completo que você pode até inventar um jogo baseado em natação. Vamos lá! Crie o seu.

Você que gosta de natação pode se divertir de diversas formas; e você que não é lá muito atuante nas águas pode conhecer essas formas e começar a praticar.

Nadar é ato inteligente, pois produz boa condição física e melhora o processo respiratório. E a condição mental também, pois cria clima de autossuficiência, estimula autoestima e induz ao sentido de competitividade.

Nade com a Medinas. Ali, você exercita corpo, mente e bolso.

Existem os jogos tradicionais: corrida de boias, disputa em pequenas pranchas, caça ao tesouro, vestir/desvestir roupas sob a água etc. Mas o mais divertido é desenvolver atividades diferentes que impulsionem o gosto pelo esporte mais completo que existe.

Antes algumas dicas importantes:

  • Não se esqueça do protetor solar. Em dias quentes, é grande o risco de insolação e queimaduras
  • Não corra nem permita que corram às margens das piscinas. É fácil saber como começa um escorregão, mas não se sabe onde a cabeça e outras partes vitais do corpo vão bater
  • Evite brincadeiras agressivas, que prendam cabeças sob água ou exijam esforço grande. Crianças e adultos podem ficar ofegantes e ser vítimas de acidentes sérios

Jogos de Natação em Águas Reais

O verão ainda não chegou, mas o inverno está quase no fim. Setembro é mês de primavera, que normalmente traz bastante sol em nosso país. É momento ideal para você reunir a família e sair um pouco do dia a dia laboral ou virtual.

E sair da rotina praticando esportes é atitude consciente em todos os sentidos. Junto com a família e amigos, então, é algo mais que especial.

Afoga Balão

piscinas2
Jogos de Natação: piscinas como área de diversão

Essa brincadeira pode ser praticada com poucos participantes, mas é muito interessante porque estimula percepção espacial e experiência com movimentos dentro da água.

Encha alguns balões em quantidade sempre superior à quantidade de participantes. Disponha-os em uma extremidade da piscina e os participantes na oposta.

O objetivo é que os jogadores nadem até os balões e os mantenha sob o próprio corpo durante o maior tempo possível sem usar as mãos. Estas devem ser usadas somente para colocar os balões sob o corpo.

Ganha aquele ficar mais tempo com o balão dentro da água.

Passe-Nade e Nade-Passe

Chame os coleguinhas de seus filhos. Se não tiver, reúna vários amigos. A diversão será a mesma. A brincadeira é bem legal porque incentiva ação em equipe – quem sabe uma preparação para futuras equipes de natação – e exercícios musculares apropriados para futuros nadadores.

Organize todos em fila dentro da piscina. Dê uma bola para o primeiro de cada fila.

  • A bola deve ser passada por entre as pernas do primeiro jogador de cada fila para o segundo
  • De segundo para o terceiro, deve ser passada por cima da cabeça
  • Alterna-se assim até que a bola chegue ao último jogador da fila
  • O último jogador deve nadar com a bola até o início da fila e reiniciar a brincadeira
  • A primeira turma que voltar à formação inicial ganha o jogo

Use seu espírito inventivo e crie variações para a brincadeira. Em vez de fila, organize o pessoal em círculo, fazendo que todos passem pelo centro; limite tempo para retorno à formação original. Enfim, é possível variar e se divertir muito.

Queimada na Piscina

Essa situação é uma variante de antiga brincadeira infantil. Nossos leitores com mais de 30 anos vão se lembrar dela.

O ideal é que a bola seja do tamanho da de polo aquático, mas não é essencial. O importante é que todos os participantes consigam manuseá-la normalmente.

Todos dentro da piscina:

  • Um jogador é escolhido para dar início
  • Ele mira em um adversário
  • Tenta acertá-lo com a bola
  • Errando, o jogador mais ágil se apodera da bola
  • Tenta acertar qualquer um
  • Todos os que forem atingidos devem deixar a brincadeira
  • Aqueles que forem saindo da brincadeira formam a “torcida” e escolhem alguém para auxiliar
  • Os que compõem a torcida devem apanhar a bola sempre que tiverem oportunidade e jogar para o participante que escolheu para torcer

Ganha aquele que conseguiu se desvencilhar de todos os golpes. E sua torcida também.

Se houver bastante participante, varie a brincadeira formando duas equipes. Ganha a equipe do participante final que não for atingido em nenhuma jogada.

Boia Venenosa

Posicione os jogadores em círculo à distância de 50cm entre eles. Não podem se tocar. Jogue uma boia bem no centro do círculo.

  • Os participantes movem o corpo de todas as maneiras possíveis para fazer que a boia toque adversários
  • Quem for tocado pela boia ou tocá-la é desclassificado
  • Quem tocar em adversários é desclassificado
  • Quem mergulhar é desclassificado
  • A cada desclassificação, o círculo se fecha mais

Essa brincadeira desenvolve capacidade de movimentação, respiração e técnicas de flutuação.

Bola ou outro objeto flutuante pode substituir a boia. Mas atente para objetos não agressivos.

Jogos de Natação em Águas Virtuais

Mas vamos dizer que você conheceu a Medinas, se encantou com o esporte e está se preparando para começar a praticar. Há várias opções para entrar no universo da natação, uma delas é pelas portas do mundo virtual.

Acontece que a Medinas preza pelo bom relacionamento com seus amigos, parceiros e clientes. Desta forma, precisa usar de toda sinceridade: não encontramos qualquer jogo virtual de natação que justificasse nossa indicação.

Todos os itens pesquisados parecerem ineficientes e apresentam fácil travamento do jogo ou demora irritante na abertura. Além disso, a visualidade é extremamente ingênua e não atraente e os comandos, sem flexibilidade.

Então, propomos que nos auxiliem aqui: se conhecerem algum bom e cativante jogo virtual de natação, deixe o link nos comentários abaixo. Nós vamos agradecer muito.

Bom divertimento!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.