Nadadeiras de Natação, Usar ou Não Usar? Eis a Questão

O tema nadadeiras é tanto quanto delicado no meio dos esportes aquáticos. Amadores ou profissionais não chegam a consenso sobre usar ou não usar. Há vantagens e desvantagens, mitos e verdades, se produz força ou velocidade etc. Até mesmo o nome chega como divisor: Nadadeiras ou Pés de Pato? Alguns a chamam até de barbatanas, o que nos parece meio estranho… mas enfim. Você vai encontrar aqui informações bem legais sobre os benefícios das nadadeiras de natação.

Colaborador: Marcelo Tomazini,

Nota: consulte sempre um profissional de Educação Física

As Primeiras Nadadeiras

primeira-nadadeira-inventada-medinas

O certo é que essa ferramenta para prática de natação é importante tanto para exercícios e treinamentos quanto para competição em si.

A história diz que as primeiras nadadeiras foram criadas por dois esportistas que não se conheciam. Tiveram a mesma ideia ao mesmo tempo em locais diferentes.

Um deles foi Owen Churchill (1896-1985), marinheiro americano apaixonado por natação que participou dos Jogos de Verão de 1932.

Em 1940, Churchill melhorou a ideia de meninos tahitianos ao vê-los nadar com folhas de árvores amarradas aos pés. Daquela visão até a produção da primeira peça de borracha adaptável aos pés foi um pulo.

A ideia não vingou de imediato por falta de apoio financeiro e porque diziam as más línguas da época que, na verdade, Churchill apropriou-se de invenção do segundo esportista, Louis de Corlieu, capitão da marinha francesa.

O uso de extensor dos pés ganhou força anos mais tarde, quando grande empresa resolveu iniciar fabricação e soldados americanos o adotaram.

As controvérsias começam…

…já nas questões técnicas. Alguns experimentos resultaram em críticas; outros, em elogios. Marcelo Tomazini, técnico do Esporte Clube Pinheiros e da seleção brasileira, passou informações importantes para nossos amigos do blog Medinas.

Considerações

  • Aumento de Força

Vantagens

Nadadeiras de natação ampliam a área dos pés que entra em atrito com a água. Esse atrito produz maior resistência durante movimentos, o que isso resulta em maior esforço muscular.

Com o tempo, os músculos ganham força cada vez maior e oferecem pernadas mais poderosas.

Desvantagens

Por fortalecer determinados músculos da perna, o uso de nadadeiras será eficiente para um ou outro tipo de nado apenas. Não para todos.

  • Condicionamento Cardiovascular

Os exercícios voltados à natação são os mais completos já conhecidos. Atingem todos os sistemas corporais.

Uso frequente de nadadeiras, como visto acima, reforça a demanda de energia por parte das pernas, nas quais estão os maiores músculos. O esforço extra necessário provoca maior oxigenação em toda a extensão do corpo.

O resultado é condicionamento cardiovascular bem mais adequado.

  • Flexibilidade dos Tornozelos

Vantagens

Quando o nadador se exercita usando nadadeiras de natação, a ondulação da água o obriga a movimentar também os tornozelos em todas as direções. Essa ação mobiliza as ligações internas dessa área, deixando-a bem mais flexível.

Desvantagens

Alguns esportistas dizem sentir que os tornozelos ficam condicionados ao uso das nadadeiras. Quando dispensam o acessório, sentem que o rendimento cai.

  • Melhoria de Técnica e Posição Corporal

Vantagens

A nadadeira permite ao esportista maior velocidade, o que facilita a flutuabilidade corporal. Assim, a condição técnica evolui porque o nadador aprende a posicionar-se de forma cada vez mais correta aproveitando a propulsão que o acessório oferece.

Desvantagens

O fenômeno não acontece com todos. Novamente, a questão psicológica entra em cena. O cérebro cria falsa sensação de maior flutuabilidade. Boa parte dos nadadores diz não conseguir tirar proveito disso. Ao retirar o acessório, sente maior dificuldade de domínio na posição corporal.

Tipos de Nadadeira

  • Nadadeiras Duplas (Par)

nadadeira-par-medinas

É nadadeira de natação tradicional. Há modelos para todos os gostos e necessidades: grandes e pequenas, coloridas e monocolor, aba larga e aba fina, mais flexível ou menos flexível etc.

Porém, é sempre conveniente seguir conselhos de um profissional. Nadadeiras erradas podem causar problemas sérios em músculos.

  • Nadadeiras Cauda de Sereia

nadadeira-sereia-medinas

Trata-se de uma versão de nadadeira de natação recentemente criada por empresa americana. O acessório vem causar mais polêmica que a versão anterior e já foi proibido em várias cidades do Canadá.

Especialistas não recomendam uso e até desenvolvem campanhas contra.

O apetrecho mantém as duas pernas presas. Segundo especialistas, isso impede movimentos necessários para melhor posiconamento do corpo. O peso do tronco e da cabeça não é aliviado pelo movimentar constante dos pés, facilitando afundamento e aumento de riscos de afogamento.

Nós, do blog Medinas, estamos curiosos para saber sobre sua experiência com nadadeiras. Fale pra gente sobre ela nos comentários logo abaixo. Já usou? Recomenda? E sobre a cauda de sereia? O que acha?

E acesse nosso site, www.medinas.com.br. Você vai ficar surpreso com a variedade de nadadeiras de natação que temos à disposição para que pratique seu esporte favorito.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.