História da Natação: uma Saga de Heróis

A história da natação se confunde com a história da humanidade. Uma história plena de exemplos de heróis, superação e conquistas. Identifique-se nesta narrativa; você, nadador profissional ou amador ou por lazer, faz parte dessa história.

historia-natação-é-saga-de-herois
História da natação é saga de heróis

Não seria exagero dizer que os cientistas evolucionistas estão certos de uma ou de outra forma: a humanidade nasceu no mar. A teoria sobre bactérias terem vindo do espaço em meteoritos, caído nos oceanos de milhares e milhares de anos atrás, sofrido efeito de reação química com a água e, daí, ter feito surgir a humanidade explica muitas coisas.

Explica, por exemplo, a enorme paixão com a qual esse esporte envolve os seres humanos, sejam eles praticantes ou não, a mesma paixão que torna nosso site um dos melhores da área porque a Medinas vive natação. Explica a liberdade que muitos assumem no meio líquido; explica a sensação de luta e superação que cadencia cada ato da ser humano, estando no meio líquido ou não.

Natação é isso. E, quando se diz aqui saga de heróis, não precisa ser herói conhecido, com grandes títulos, bela conta bancária e holofotes a sua volta. São heróis do dia a dia, senhores de si, exemplos para si mesmo e para a sociedade que os cerca.

Heróis da História da Natação

Ainda que a teoria acima não se confirme, é possível dizer que a natação está presente no homem desde que o homem passou a ter consciência e noção dos ambientes a sua volta. Conheceu a água talvez instintivamente.

Há estudos de fósseis que indicam que a natação era forma de sobrevivência, inicialmente. Para fugir de predadores, nossos ancestrais se jogavam na água na esperança de que o caçador tivesse receio de fazer o mesmo. Posto que a humanidade sobreviveu até aqui, não obstante todos os perigos da época, parece que estratégia deu certo.

Com a constância do ato, o cérebro foi registrando oportunidades. A natação passou então a ser usada como meio para conseguir alimentação nas águas.

Entretanto, a evolução vertical do esqueleto humano impediu que adquirisse habilidades mais rapidamente ao longo da história e tão intensas como de outros mamíferos e aves.

Por outro lado, justamente essas dificuldades aliadas ao desenvolvimento da inteligência tornam o ato da natação tão atrativo ao humano. Representa, na mente, todas as barreiras que o homem precisou romper e ultrapassar para chegar até este momento de sua existência.

Registros em cavernas de 7000 anos mostram cenas que muito provavelmente se referem à natação. Porém, registros escritos de forma mais compreensiva são de 2000 anos, pouco antes da Era atual.

Milhares de Séculos Depois

… os egípcios, assírios, ameríndios e outros povos descobriram a eficácia da natação no dia a dia árduo de tempos difíceis. Estudiosos dizem que alguns movimentos atuais são herança daqueles povos.

Já para os gregos, a natação foi uma espécie de instrumento de culto à beleza. A percepção de então fez os gregos perceberem que todos os músculos são acionados pelos movimentos natatórios. Notaram que o exercício aquático constante faz desenvolver curvas e protuberâncias musculares que condiziam com a ideia máxima de beleza física no homem de então.

De motivo para culto à beleza a motivo para guerras foi um pulo. A força adquirida pelo praticante de natação passou a ser usada nos combates individuais em batalhas sangrentas.

Não é necessário lembrar que os gregos formaram império. Muitos historiadores assumem que muito daquele império adveio da força corporal proporcionada pela prática de natação, que, a essa altura, já era considerada esporte. Inclusive como competição, cujo troféu eram estátuas levantadas para os vitoriosos.

A natação encantou até filósofos da época. Platão costumava equiparar o homem educado com sua capacidade de nadar.

Para os romanos, a natação era tão importante que fazia parte da grade curricular do estudante. Com o declínio da força bélica romana e de seu império, a natação também foi perdendo poder de atração. O rei francês Luís XIV deu impulso à prática. Chegou a construir piscinas públicas para deleite de seu povo.

Povos com tradição histórica têm natação em grande conta. O imperador japonês Go-Yousei determinou a matéria natação como obrigatoriedade nas escolas de seu país no séc. XVII.

A natação iniciou seu caminho para ser esporte de alcance maior pouco depois dos meados do século XIX. Londres foi escolhida para as primeiras provas.

Inspiração de Lord Byron

HIstória da Natação e a saga de heróis
Hero e Leandro inspirando Lord Byron

Conta-se mito antigo grego sobre Hero e Leandro. Ela, jovem sacerdotisa a serviço da deusa Afrodit. Passava a vida em torre à beira do estreito de Helesponto, hoje conhecido como Dardanelos.

Leandro era jovem grego de Abidos, região oposta a Helesponto. Apaixonado e tendo o romance proibido por regras da época, atravessava o estreito todas as noites a fim de ver sua amada. Por sua vez, Hero ficava à espera segurando uma tocha acesa ao alto da torre, pela qual Leandro se guiava.

Certa noite, o mar estava agitado por ventos fortíssimos que, inclusive, apagara a tocha. Sem seu ponto de referência, Leandro acabou engolido pelo mar bravio e seu corpo foi dar aos pés da torre de Hero. Esta, ao ver seu amado morto, joga-se do alto e morre nas rochas da encosta. Tinha ido em busca de seu amado na morte.

Essa lenda antiga foi inspiração para que um aristocrata inglês resolvesse atravessar a nado o estreito de Dardanelos em 1810. Precisou de pouco mais de uma hora para romper o mar de águas profundas.

O feito impulsionou o avanço da natação como esporte e entretenimento na Europa daquela época.

E no Brasil, um Esporte Mágico

Apesar de que somente nas duas últimas décadas o Brasil tenha começado a se destacar no esporte natação, o país mantém relação de amizade com a prática há muito mais tempo.

Ela chegou por estas bandas em 31 de julho de 1897. Alguns clubes do Rio de Janeiro fundaram a União de Regatas Fluminens, dentre eles, Botafogo e Flamengo. Posteriormente, a entidade foi rebatizada de Conselho Superior de Regatas.

O CSR organizou o primeiro campeonato oficial do país no ano seguinte. A prova escolhida foi os 1500m livre, cuja vitória foi de Abrão Saliture. O CSR alterou o nome novamente, desta feita para Federação Brasileira das Sociedades do Remo, que cumpriu a promessa de fazer campeonato de maior monta. Em 1913, teve provas de 100m e 200m para jovens e 600m para idades maiores, além dos 1500m livre.

A Confederação Brasileira de Desportos tomou para si a responsabilidade de organizar campeonatos a partir de 1914.

O país precisou de mais de duas décadas para aceitar participação de mulheres em provas oficiais. Suas mais fortes representantes foram Maria Lenk e Piedade Coutinho.

História dos Estilos de Natação

Por ser relativamente novo como esporte, não havia regras definidas. Nem mesmo padrão de estilos.

  • Nado Peito

Contudo, o francês do séc. XVII, Thevenot, descreveu em um tratado esportivo alguns movimentos muito parecidos com o que hoje se padroniza chamar de nado peito

  •  Nado Borboleta

Ainda próximo ao Romantismo, os ingleses adotaram movimentos de braços expostos sobre a água alternadamente, as pernas flexionadas e jogadas para trás e o tronco em posição lateral em relação à superfície da água. Décadas depois, o estilo borboleta preferiu movimentar os dois braços simultaneamente por sobre a superfície

  • Nado de Costas

No séc. XVIII, o italiano conhecido apenas por Bernardi criou estilo parecido com o que hoje se conhece por nado de costas

  • Estilo Crawl

O descendente de australianos, Richard Cavil, seguiu os passos esportivos do pai e do irmão. Inspirou-se em movimentos de aborígenes para perceber a praticidade dos movimentos crawl

Saiba mais sobre os quatro estilos de natação acessando este texto.

 ———

A história avança para os Jogos Olímpicos, nome oficial das olimpíadas. Reservamos esse capítulo para texto que publicaremos em breve.

Você acaba de conhecer natação em teoria. Agora, conheça esse esporte fantástico na prática. Passe na Medinas e descubra um universo de motivos para se aprofundar em natação, esporte considerado o mais completo por movimentar todos os músculos do corpo. Veja trajes, materiais de apoio, acessórios. E receba dicas de natação em nosso texto Aulas de Natação.

É um site amigo que mantém a paixão por natação nutrida por você próprio.

Boas braçadas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.