Educativos para Natação: Afinal, o que São?

  • educativos para natação

Com toda certeza, você já ouviu falar em educativos para natação. A gente tem quase certeza de que a correria do dia a dia evita que você pare para pensar neles. O que são? Para que servem? Por que perder tempo com eles? Veja aqui respostas para essas e outras perguntas.

Educativos para natação corrigem vícios de movimentos

Educativos para natação corrigem vícios de movimentos

A gente vai falar sobre educativos para natação mais específicos, os educativos para natação propriamente ditos, em alguns textos seguintes postados aqui no blog da Medinas. Mas, por enquanto, vamos entender bem o que são e para que servem.

Podem-se dividir praticantes de natação em dois grandes grupos principais: profissionais e amadores.

E, claro, você sabe a diferença entre eles. Mas alguns praticantes estão bem ali… no limite entre um grupo e outro. São os que não vivem financeiramente de natação, mas nadam tanto e tão bem que parecem profissionais.

Participam de campeonatos – nem sempre oficiais -, trocam informações com colegas, acessam sites sobre natação, buscam se aprimorar. E tudo isso pelo simples prazer de nadar.

Para esses nadadores, que fazem parte do grupo amadores, educativos para natação são tão importantes quanto para nadadores profissionais. São instrumentos para melhoria de nado, o que leva mais satisfação ainda para esses profissionais amadores ou mesmo amadores profissionais.

Então… o que são mesmo educativos para natação?

Educativos para natação para correção de rotação de torso

Educativos para natação para correção de rotação de torso

Muitos iniciantes em natação acham que educativos para natação e aulas ou instruções de natação são a mesma coisa. Tecnicamente sim, ou seja, pelo lado acadêmico, são a mesma coisa.

Porém, são bem diferentes na prática. Vamos ver aqui as…

Diferenças entre Educativos e Aulas

  • Aulas (se quiser, clique para acessar)

São sessões de instruções gerais para que o amante de natação descubra elementos básicos sobre esse esporte, como flutuar e deslocar-se na água, por exemplo.

Nosso amigo Peter Pool, morador de Nadolândia

Nosso amigo Peter Pool, morador de Nadolândia (“Peter Pool” é obra de ficção; semelhanças são puramente eventuais)

Peter Pool é nosso amigo, morador da cidade de “Nadolândia” e apaixonado por natação. Olha a piscina ou o mar ou ainda uma lagoa… em resumo, vê uma porção de água em que pode nadar, dá um pulo que teima em chamar de mergulho, cai na água, joga os braços para todos os lados e as pernas para cima e para baixo.

Pool consegue fazer incríveis 50m em pouco mais de 3 minutos e manda o filho tirar foto pra pôr nas redes sociais. Peter Pool acha que está nadando. Nunca se preocupou em melhorar sua condição de nado porque nunca teve pretensões de ser um campeão. Ele apenas gosta de nadar e nunca teve aula de natação.

Com o tempo, seu filho mostra que ele precisa de aulas de natação, pois, apesar de flutuar e deslocar-se, Pool perde oportunidades de curtir o momento do nado. Gasta muita atenção e energia no ato de se manter flutuando.

Pool resolve procurar um professor de natação. Com algumas aulas, percebe quantas oportunidades de prazer perdeu na água. Deixou de se debater na água e passou a bailar dentro dela; agora, ele se cansa menos porque aprendeu a respirar melhor enquanto nada e usar as pernas de maneira adequada.

As imagens de Pool começaram a ter sucesso nas redes sociais. Muitos amigos curtiram e as piadinhas deram lugar a sugestões, elogios, dicas. Ou seja: aulas de natação melhoram até mesmo a vida social de Pool.

Num dos comentários, algum amigo sugeriu a Pool que fizesse educativos para natação de movimento de braços. A pulguinha que mora atrás da orelha do nadador deu uma picadinha e Pool coçou a cabeça.

 – Filho, você sabe o que são educativos para natação?

  • Educativos para Natação

São sessões sobre determinado movimento incorreto feito durante o nado. Guilherme Freitas, jornalista especialista em natação e colunista do UOL, anota que “são exercícios para correção. Os atletas fazem esses exercícios nos treinos para acertar e melhorar a técnica em determinado elemento: impulso, arrasto, deslize, virada etc. São chamados de ‘educativos’ porque têm justamente função de educar o nadador”.

Pool ficou pensando que não precisava desses tais educativos para natação para movimento de braço. Ele sabia movimentar seu braço muito bem, apesar de que…

  • Bem não é nada… é apenas uma dorzinha no ombro que apareceu há umas duas semanas”.

Resolveu voltar a falar com seu antigo instrutor de natação.

Quando Procurar Educativos para Natação

educativo4O momento adequado para se buscar sessões educativas é aquele em que você percebe o equívoco. Efetivação inadequada de algum elemento de natação ou movimento incorreto podem surtir efeitos diversos ao longo do tempo, como aconteceu com nosso amigo Pool.

Pool praticava movimentos de braço incorretos fazia algum tempo. Não percebeu que os ligamentos da área do ombro estavam sendo sacrificados nesses movimentos. Por isso a tal dorzinha.

Seu antigo instrutor elaborou educativos para natação adequados para seu vício. Ensinou Pool a virar ainda mais a cabeça para o lado contrário ao braço que é lançado para frente. Ao mesmo tempo, inspirar menos ar que é para os pulmões não exercerem tanta pressão sobre alguns músculos que têm elos com aqueles ligamentos.

Em pouco tempo, as dorzinhas de duas semanas atrás desapareceram.

E os Educativos para Natação vão para…

Exercícios educativos têm função muito ampla. Podem ser aplicados para correção de qualquer equívoco ou vício que o treinador perceba em seu pupilo ou mesmo que o próprio nadador perceba em si mesmo.

  • Posição de braços no voo após mergulho
  • Inclinação do corpo ao entrar na água
  • Movimento de pescoço durante técnica de respiração
  • Giro de torso para melhoria de hidrodinâmica
  • Impulso na virada na borda da piscina
  • Horizontalidade na flutuação
  • Muitas outras situações mais

Enfim, é possível exercitar-se com educativos em qualquer situação necessária. E há maneiras diferenciadas para cada situação, com estratégias normalmente desenvolvidas pelo próprio técnico.

Esteja sempre atento às dicas em nosso blog e em nossa página no facebook. Toda segunda-feira, a Medinas publica  exercícios (o primeiro está aqui) para todos os níveis de nadadores. Você acompanha, se instrui, pratica em casa e depois comenta em nossas páginas as suas experiências.

Fique com gente!

Boas braçadas!

Comentários