É Erro Praticar Natação Somente em Fim de Semana?

O dia a dia atual é intenso para todos. As pessoas parecem cada vez mais ocupadas com atividades que julgam de extrema importância e vão “deixando outras para amanhã”. Praticar natação somente em fim de semana traz resultados? É erro? Veja aqui e deixe seu comentário pra gente conhecer sua experiência.

Natação de fim de semana é produtiva e benéfica
Natação de fim de semana: melhor que natação nenhuma

Todas as opiniões de especialistas e praticantes de natação e outras modalidades de exercícios indicam que o corpo necessita de movimentos com constância. O hábito de participar de sessões sempre regulares de natação produz o efeito esperado e os benefícios já constatados.

Porém, está cada vez mais difícil arranjar um tempinho para sentir o prazer da natação, o bem-estar a que braçadas na água provocam no corpo, na mente, na alma. Então, a tão esperada sessão de natação vai ficando para amanhã, para depois de amanhã… bem… somente no fim de semana.

Fica, então, a pergunta: a eficácia das braçadas e pernadas é conseguida com prática de natação somente em fim de semana ou é necessário praticar pelo menos três vezes por semana?

Weekend Warrios

Professores de natação dos EUA identificaram crescimento do número daquilo que chamam de guerreiros de fim de semana.  Trata-se de nadadores – solitários ou em grupo – que não abrem mão do prazer de nadar, mas não têm tempo no meio da semana para a prática, seja por estudarem à noite ou trabalharem até tarde.

No Brasil, o fenômeno também está avançando. O ritmo intenso de atividades extras no dia a dia das pessoas impede que se dediquem a seu esporte preferido, a natação.

Por isso, a Medinas foi buscar opinião de especialistas, praticantes e técnicos de natação a fim de levar a seus leitores informações adequadas.

Embora haja muitas hipóteses e suposições sobre os efeitos da natação de fim de semana, Lee Kravitz, coordenador de estudos científicos sobre exercícios da Universidade do Novo México, Albuquerque, EUA, publicou recentemente resultado de investigação que revelou algumas conclusões interessantes.

Lee e seus colegas descobriram que natação de fim de semana não apresenta fatores de risco; seus praticantes tiveram menor risco de morte prematura do que pessoas sedentárias. Quanto à queima de caloria, o desnível entre pessoas que nadam somente no fim de semana e pessoas que nadam com mais constância não foi tão expressivo.

É Melhor que Natação Nenhuma

Pratique natação quantas vezes por semana puder ou apenas em fim de semana
Natação é sempre benéfica ao corpo, mente e autoestima

O Colégio Americano de Medicina do Esporte sugere 30 minutos de atividades físicas por pelo menos 5 dias da semana se sua intenção é melhorar a saúde. E ainda inclui sessões de exercícios localizados e de alongamento a fim de preservar o organismo de lesões e machucaduras diversas.

Essa recomendação, como se vê, exclui milhares de amantes de natação que não têm tempo durante a semana para se envolver nos prazeres de se movimentar dentro da água.

“Um pouco de natação é melhor que natação nenhuma”, completa o prof. de Educação Física, Roberto N. Calhado, de S. Paulo. “Se você gosta de natação e quer sentir dos efeitos benéficos da prática, um especialista pode indicar a melhor maneira de nadar apenas em fim de semana e ainda usufruir daqueles efeitos”, alega.

Mariana P. Cunha, especialista em natação em academia do município de Caieiras, Grande S. Paulo, diz que é possível atingir nível excelente de benefício a partir de natação de fim de semana. Veja:

  • Não se deixe levar pela ideia de exercitar em 2 dias o que não exercitou em 5. Esse erro sobrecarrega músculos (conselho também dado por José Luiz Briguet Cassiolato, do Centro de Referência em Medicina do Esporte do Hospital 9 de Julho, em São Paulo)
  • Aconselhe-se com o instrutor sobre a maneira adequada de se exercitar para seu biotipo
  • Nadar apenas em fim de semana não dispensa avaliação médica. Antes de iniciar as sessões, diga a seu médico qual é o tempo e qual é a intensidade dos exercícios que pretende assumir

Nadar é Bom. Sempre ou de Vez em Quando

natacao-fim-de-semana3Temos dito aqui em nossos textos que natação é a modalidade esportiva mais completa que existe, pois movimenta praticamente todos os músculos do corpo, incentiva melhoria de respiração e ainda faz bem à autoestima e ego.

Para completar a aura benéfica da natação, os resultados surgem mesmo com apenas dois dias de prática. Basta que as sessões sejam compatíveis com seu estado físico e vão acompanhando a evolução ao longo das sessões.

“É claro que, quanto mais você aumentar movimentação na semana, melhores serão os resultados”, disse à Medinas o médico do esporte Páblius Staduto Braga, de São Paulo, em artigo sobre saúde geral. Porém, como natação é altamente produtiva, praticar somente em fins de semana também produz resultados expressivos.

É importante que você não se apresse, não busque forçar o corpo a fim de preencher o vazio psicológico induzido pela impossibilidade de prática no meio da semana.

  • Vá nadando com braçadas e pernadas leves até encontrar o ritmo adequado para seu organismo e disposição
  • Quando encontrar, aumente o tempo e a distância do nado, nunca a velocidade e a força
  • Maior força pode provocar lesões sérias

A Medinas é uma empresa do universo da natação. Como tal, preza por oferecer a seus clientes os melhores produtos para que pratiquem seu esporte predileto com prazer e segurança. Entretanto, é empresa que tem consciência de sua responsabilidade perante a saúde física e mental desses mesmos clientes.

A Medinas reconhece que não adianta ter os melhores acessórios em sua estante física ou virtual se seus clientes não tiverem informações claras, precisas e sérias sobre a prática de natação.

E por isso que a Medinas deixa aqui, em seu site, dicas, instruções, sugestões.

Habitue-se a acessar e compartilhar o site da Medinas. Participe do fantástico universo da natação pelas portas da Medinas.

 

Um comentário em “É Erro Praticar Natação Somente em Fim de Semana?

  1. Adriano Responder

    Gostei da matéria.
    Devido ao alto custo, pratico natação uma vez por semana. estou muito empolgado por estar desenvolvendo o nado borboleta.. muito legal.
    um abraço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.