Dicas de natação para começar no esporte

Começar um novo esporte é sempre uma forma de desafiar o nosso corpo. Com a natação não é diferente – e essa é a parte legal de ter novas experiências! Se no começo você talvez não tenha tanta desenvoltura na piscina, conforme os treinos vão passando, é possível notar o aperfeiçoamento dos movimentos. Pensando em te ajudar, nós separamos algumas dicas de natação para conseguir se desenvolver na modalidade esportiva e ainda, alcançar mais prazer durante o nado.

Para quem nunca nadou, um objetivo é se familiarizar com a água e conhecer os limites do próprio corpo. Já para quem está dando as primeiras braçadas, as orientações são mais focadas em tornar a mecânica do nado mais precisa. Mergulhe nesse texto com a gente, coloque todas as dicas para nadar melhor em prática e veja os resultados!

Dicas de natação para iniciantes

Para os novatos, há muita coisa para se habituar. Por isso, as dicas de natação para iniciantes que a gente separou vão deixar você um pouco mais “inteirado” sobre o esporte.

Primeiro de tudo: existe uma preparação antes de começar a dar braçadas por aí, e ela influencia o seu trabalho dentro d’água. Por isso, a primeira dica é não deixar de fazer exercícios de aquecimento e alongamento. Girar o pescoço para vários lados, esticar os braços e pernas, fazer a rotação de ombros e movimentos mais leves já na água… Tudo isso evita lesões e deixa seu corpo preparado para a atividade que vem pela frente.

Outra orientação para iniciantes é manter o ritmo de treinos. Com a regularidade, seus músculos e seu organismo vão ganhando mais familiaridade com a piscina e com os movimentos. Essa frequência só traz benefícios, já que o nado vai ficando ainda mais prazeroso.

Você pode começar com o estilo costas, por exemplo, que é o único em que o rosto não fica dentro d’água. Aos poucos, os outros vão sendo incluídos.

Caso aconteça algum intervalo um pouco maior entre os treinos, é importante conversar com o profissional que te orienta para saber como compensar esse tempo perdido.

Outra boa dica de natação para iniciantes é ficar atento em alguns dos erros mais comuns, para evitá-los. Destinar mais força às pernas que aos braços, não deixar o punho reto, curvar as costas ou ainda segurar o ar para respirar (o correto é expirar)… Esses são só alguns exemplos.

Uma outra dica de natação que é importante destacar para os novos nadadores é: busque bastante conteúdo sobre cada tipo de nado e sobre técnica. Quando se entende mais a dinâmica na água, os movimentos ficam mais “encaixados”.

Vamos combinar: informação é sempre importante. Você pode ficar sabendo, por exemplo, que o estilo crawl é um dos mais praticados; e que o corpo precisa se manter na horizontal durante esse nado. São inúmeras informações, como na nossa página.

O trabalho de respiração na natação também é importante para quem está começando – aliás, é um dos primeiros fundamentos. Acompanhe comigo um pouco mais sobre isso na sequência.

Dicas de respiração na natação

Existem algumas dicas de respiração na natação que ajudam os novos praticantes. Elas são simples, mas podem ser aliadas, inclusive, em perder um possível receio de não ter fôlego quando submerso.

De modo geral, melhorar a respiração na água tem muito a ver com a coordenação. Por isso, para um bom desempenho e mais estabilidade, uma boa dica é praticar. Praticar muito.

Conforme os treinos vão passando, fazer os movimentos se torna mais natural. Por isso, a repetição de exercícios de respiração na natação permite uma melhor adaptação do corpo. São os chamados educativos de natação, como por exemplo, ficar em pé na piscina, fazer a braçada sem sair do lugar ou executar a inspiração e expiração.

Uma das boas práticas é o treinamento para respiração alternada entre os dois lados: direito e esquerdo. Apesar das pessoas normalmente terem mais facilidade em um lado do que no outro, desafiar o corpo a um reflexo que não é comum aperfeiçoa seu nado. Pode ser preciso fazer algumas adaptações nas posições do corpo – subir um pouco mais a cabeça, por exemplo -, mas os ganhos vão valer a pena.

Ainda quando se pensa em dicas para nadar melhor, temos que pensar que algumas delas valem para todos os estilos de natação, viu? Crawl, borboleta, costas e peito… O nadador vai manter a respiração em um padrão inverso ao que fazemos fora d’água. Na piscina, você puxa o ar com a boca e ao voltar a imergir a cabeça na água, o solta pelo nariz. Reforçando: inspirar pela boca, expirar pelo nariz.

Dicas de natação para crianças

Para os pequenos, entrar na piscina é praticamente sinônimo de diversão. Mas também existem dicas de natação para crianças.

Uma coisa que os pais devem ficar sempre atentos é se o programa de aulas que os filhos participam está dentro do que é indicado para a idade deles. Conversando com os professores, é possível identificar isso. O corpo da criança passa por grandes mudanças com o passar do tempo, então essa questão merece bastante atenção.

Além disso, os pais ou responsáveis devem estar próximos das crianças durante as aulas de natação infantil, mas também é preciso que os pequenos consigam garantir sua autonomia dentro da piscina. Desde mais novos, é preciso que meninos e meninas sejam estimuladas a conseguir boiar, dar as braçadas e fazer as viradas sem alguém tão por perto (dando uma “pequena ajudinha”).

Outra dica é não esquecer da hidratação da criança. Até por ser um esporte aquático, pode ser difícil perceber visualmente que os mini-nadadores estão perdendo bastante água. Mas isso acontece sim, por meio do suor. Então, já deixe uma garrafinha a postos e até mesmo incentive a criança a ingerir líquidos durante e depois da prática. Com isso, evitam-se as chances de desidratação e sobram benefícios da natação.

Dicas de equipamentos para natação

Uma das dicas para nadar melhor é ter um equipamento de natação adequado. Existe sempre um kit básico de itens que são indicados para que você, futuro praticante ou mesmo iniciante, possa se sair melhor nos seus treinos.

Isso vem desde a roupa de banho. Existem sungas e maiôs, por exemplo, desenvolvidos especificamente para o nado. Não são os mesmos que você utiliza, muitas vezes, para ir à praia, por exemplo. Eles precisam dar segurança e durabilidade a quem está nadando.

Um óculos que fica embaçado ou uma touca que não protege adequadamente os cabelos podem ser inimigos do nadador. Por isso, é importante escolher as melhores toucas, os melhores óculos, os trajes mais adequados e até ir além e apostar nas nadadeiras.

Dica final: não espere para cair na água!

A gente espera ter te ajudado a aprender mais sobre o mundo das piscinas e a conhecer algumas dicas para nadar melhor, explicando pontos que sempre preocupam os iniciantes. Mas agora, nós queremos ver você nadando de verdade, hein?

Se quiser mais informações e curiosidades sobre o mundo da natação, e também promoções exclusivas aqui da Medinas, deixe seu e-mail que a gente avisa sobre todas as novidades. Bons treinos!

 

Um comentário em “Dicas de natação para começar no esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.