Curiosidades da Natação Olímpica

Você pula na água, bate os braços e pernas e, quando precisa, tira a cabeça da água para respirar. Pronto! Você está nadando. Essa situação é tão antiga quanto são antigas as necessidades de sobrevivência do ser humano. Mas foi há mais ou menos dois séculos que esses movimentos viraram esporte. E tempo menor para virar esporte olímpico. Você está pronto para conhecer as curiosidades da natação olímpica?

Na Grécia Antiga, natação era tida como requisito para bons soldados. Os homens de guerra precisavam praticar natação para aprimorar força e melhorar a saúde.

Desenhos antigos mostram nadador na Grécia Antiga
Desenhos antigos mostram nadador na Grécia Antiga

Há registros rupestres de 7000 anos que ilustram a natação, mas os primeiros escritos sobre o tema são de 4000 anos. A Ilíada e a Odisseia, de Homero, e a Epopeia de Gilgamesh, da literatura mesopotâmica antiga, mencionam nados emocionantes.

Até a Bíblia traz trechos em que se fala de natação: Atos 27:42; Ezequiel 47:5 e outros.

E quando se fala em natação olímpica, há algumas situações engraçadas e outras trágicas. Mas todas curiosas.

Dia Especial

Você sabia que o dia 08 de abril é considerado o Dia Mundial da Natação? A Medinas tem orgulho de ser provedora de material para esse que é considerado um dos esportes mais completos para o corpo humano.

Piscina… O que é Piscina?

A gente vê hoje em olimpíadas piscinas muito bem cuidadas e todo aparato tecnológico para bom desempenho de atletas em provas que rendem fama, dinheiro e divisas. Nem imagina que as competições eram feitas antes em águas abertas.

Em 1896, o Mar Mediterrâneo foi palco para prova; em 1900, o rio Sena; já em 1904, um lago artificial e em 1906, o Mediterrâneo novamente. Apenas em 1908 aconteceu a primeira disputa em piscinas.

Haja vontade de vencer, hein!

Uma Experiência para Esquecer

Se você pratica natação, imagine-se competindo os 200m nado livre e precisando passar por cima de postes, depois por cima de pequenos barcos e, por último, sob uma fileira de outros barcos. Se você não pratica, ria à vontade.

Essa modalidade aconteceu uma única vez em Olimpíadas, em Paris em 1900. Os australianos Frederick Lane e Otto Wahle chegaram nos dois primeiros lugares à frente do inglês Peter Kemp.

Depois, nunca mais. E, venhamos e convenhamos, não é para menos.

Nadando com Crocodilos

Se você tem mais de 40 anos, certamente se encantou com o primeiro Tarzãn lutando habilmente contra crocodilos em rios e lagoas. Johnny Weissmuller fazia as moçoilas suspirarem com sua tanguinha, força e coragem para enfrentar esses e outros bicho nas águas.

Johnny Weissmuller, campeão de natação e primeiro Tarzãn
Johnny Weissmuller, campeão de natação e primeiro Tarzãn

Pudera! Ele foi convidado a fazer a série justamente porque havia se tornado o maior nadador do Planeta no começo do século 20. O primeiro a fazer 100m livre abaixo de um minuto e os 400m livre abaixo de cinco. Conquistou cinco ouros olímpicos em 1924 e 1928 e ainda obteve vitórias em todas as provas de que participou.

Troféu Tartaruga

Eric Moussambani, da Guiné Equatorial, tem seu nome gravado na história, mas certamente não teve muito orgulho disso. Marcou o pior tempo dos 100m livre.

Os outros dois competidores da prova em Sidney, Austrália, em 2000, queimaram a largada e Moussambani nadou sozinho. Por algum motivo, usou o estilo nado cachorrinho e completou a prova em 1min52s72.

Certo… tudo tem uma explicação. Veja mais abaixo porque ele cravou esse tempo longo.

Borboleta nas Águas

A brasileira Maria Lenk viu John Higgins apresentar maneira nova de nadar, batendo os braços para fora da água. Percebeu que poderia fazer história se aperfeiçoasse a técnica e criou então o que hoje se chama nado borboleta.

Maria foi a única mulher a nadar dessa maneira em Berlin em 1936. É por isso que hoje, além das grandes vitórias, Maria Lenk tem seu nome numa das quais importantes competições anuais em águas abertas: o Troféu Maria Lenk, no Rio.

Resultado Nunca Esperado

Quem assiste à natação sabe que é praticamente impossível haver empate nesse esporte. Mas Nancy Hogshead e Carrie Steinseifer conseguiram a proeza

Na Olimpíada de Los Angeles em 1984, as duas americanas bateram o mesmo tempo e se marcaram na História no único evento de empate em natação olímpica.

Tartaruga Estimulante

O ganhador do troféu tartaruga que a gente mencionou acima é também um verdadeiro estimulante e exemplo para muita gente.

Eric Moussambani tinha aprendido a nadar somente seis meses antes de participar daquela olimpíada. E ainda nunca tinha nadado em piscina olímpica, pois não existia em seu país, a Guiné Equatorial.

O troféu tartaruga, nesse caso, é um verdadeiro Troféu Tartaruga Ninja.

Números da Natação Olímpica que Você Não Conhece

·         52 países possuem medalhas

·         8.180 estiveram em Olimpíadas desde 1896

·         900 nadadores estarão na Rio 2016

·         Os EUA têm 520 medalhas

·         55 provas diferentes até hoje disputadas

·         194 países já estiveram em olimpíada desde a primeira edição

·         10 camisinhas em média estarão à disposição para nadadores e atletas em geral na Rio-2016. Somente a natação deverá consumir mais de 10.000 unidades

Desculpe por Nossa Falha

Na Grécia, em 1896, enquanto o próprio rei George hasteava a bandeira da Hungria, a guarda nacional iniciava execução do hino da Áustria.

Os húngaros que assistiam à cena passaram a entoar as estrofes de seu hino, o correto, e a banda parou a execução.

Natação é fonte de saúde, emoção e autoestima , além de ser também fonte de grandes curiosidades. E para você não ser apenas um curioso nas águas, a Medinas tem um vasto estoque de equipamentos que farão de você um grande nadador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.