Como é o treinamento de um Nadador Olímpico?

Todo nadador, seja profissional ou amador, precisa cuidar muito bem dos procedimentos durante treinamento. É por eles que o atleta descobre suas deficiências e eficiências. Mas o treinamento de um nadador olímpico com interesse no pódio olímpico precisa de tratamento especial. Veja abaixo como é.

A Olimpíada é momento para conjunto especial de competição. É quando o espírito de competitividade aflora muito mais ferrenho porque, afinal, ela se dá de 04 em 04 anos.

Atingir o pódio de qualquer competição é chegar bem próximo da glória. Atingir o pódio da olimpíada é chegar nela.

O corpo de um nadador tem aspectos diferentes, com formatos específicos. A biogenética tem estudado e explicado vários desses aspectos e identificado muitos deles em atletas com performance diferenciada.

Ainda assim, é necessário mais treinamento. É necessário entrega total de corpo, alma e qualquer outra matéria desconhecida que por ventura componha o nadador.

É claro que os treinamentos evoluíram ao longo das décadas tanto quanto evoluiu a tecnologia auxiliar para estudo de movimentos e comportamento de músculos. Inclusive, um dos próximos textos em nosso site vai falar justamente da evolução das técnicas de treinamento.

Você encontra na Medinas todos os materiais necessários para desenvolver suas técnicas de treinamento para natação, seja você um profissional ou apenas amante ocasional desse fantástico esporte.

Uso de Pesos e Outros Esportes

Muitos atletas da água são orientados por treinadores e profissionais que os assessoram a treinar com objetos pesados.

O corpo de um nadador olímpico precisa ser forte para usar a resistência da água a fim de criar movimentos adequados. Seus músculos devem ser flexíveis para repetir movimentos continuamente.

Para isso, é necessário uso de pesos a fim de preparar os músculos para todas as competições durante todo o ano. Mas é com a aproximação dos dias olímpicos que os exercícios são intensificados.

treinamento de nadador olimpico para as pernas
Treinamento para as pernas

Os pesos são aplicados tanto aos braços quanto às pernas. Aliás, especialmente às pernas porque elas auxiliam muito no impulso no ambiente de água.

Praticar esportes diferentes são também armas usadas por nadadores. O remo, por exemplo, condiciona os músculos a mover os braços próximos à cabeça; o futebol flexibiliza músculos das coxas; tênis de mesa exercita envergadura.

Treino mental

Existe uma máxima no universo da natação que diz que os grandes perdedores olímpicos se esqueceram de se preparar psicologicamente para a natação.

O treino mental tem importância extrema porque toda a pressão de ter se qualificado para o momento do ápice da carreira, a Olimpíada, pode desfocar o nadador de seus objetivos. Isso aconteceu com grandes nomes desse esporte.

Autógrafos, multidões, câmeras, holofotes, expectativa de riqueza e fama e outros tópicos podem alterar o comportamento do nadador e transformá-lo em um despreparado. É esse o termo. Despreparado.

Assim, nada mais técnico que incluir resistência mental no treinamento olímpico. Nadadores olímpicos precisam manter o foco a todo custo.

Ouvir músicas, ler livros de aventura, escrever cartas para parentes, aplicar-se à Yoga e tai-chi-chuan são alguns dos exercícios que podem focar o nadador olímpico.

Técnicas de Nado

Todo ser humano pode nadar. Dizem os técnicos, aliás, que todos nascem sabendo nadar; o problema é que as atividades diárias do início da vida afastam o corpo da água e o cérebro esquece.

Ainda que todos saibam, é necessário técnica especial para ser nadador profissional e ainda mais elevadas para ser nadador olímpico. Isso é preciso para que ultrapasse recordes pessoais e de rivais.

O nadador olímpico estuda mecânica de corpos humanos e de seu próprio. Cada braçada, cada pernada, cada respirada é estudada em computadores com programas especiais.

O alongamento dos músculos e sua flexibilidade são convertidos em gráficos, mapas e relatórios de desempenho, além de tabela numérica que representam a eficácia antes, durante e após cada exercício.

Alimentação

Todo atleta profissional necessita de orientação nutricional, especialmente os de natação. Durante treinamento em água, o corpo perde centenas de calorias durante uma hora.

Atingir o equilíbrio entre resistência física e peso é importante para bom desempenho do nado.

Todo nadador olímpico é orientado a ingerir carboidratos, proteínas e supridores hidratantes. Por incrível que pareça, um nadador perde muita água corporal emexercícios e em provas.

alimentação do nadador olimpico
Alimentação Nadador Olímpico

Beatriz Pagnanelli, nutricionista de renome que trabalha para grande grupo esportivo no Brasil, alerta para que a alimentação dos atletas precisa apresentar o maior equilíbrio possível, com minerais, vitaminas e gorduras em quantidades suficientes para suprir o gasto excessivo do corpo, além dos carboidratos e proteínas já mencionados.

É possível que você não tenha qualquer expectativa de subir ao pódio de natação na Olimpíada Rio-2016 ao lado de grandes nomes do esporte. Mas, como praticante amador, você precisa de orientação e material adequado a fim de evitar problemas físicos.

Na Medinas, você entra para o universo da natação pela porta da frente, com certeza de que terá todo apoio necessário de desenvolver suas próprias técnicas.

Visite-nos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.