Aula de Natação Infantil É Coisa de Gente Grande

Aula de natação infantil é para crianças. Não há dúvidas, claro. Mas oferecer a elas ambiente seguro e agradável para ter aulas de natação é responsabilidade de gente grande. Afinal, a vida presente dos pequenos é sempre preocupação dos pais ou responsáveis; é nele que todo o futuro do filhinho da mamãe mais lindo do mundo inicia. E ninguém sabe quando vai surgir um novo Tetsuo Okamoto ou um César Cielo.

 

Aula de natação infantil merece atenção especial dos pais
Aula de natação infantil merece atenção especial dos pais

A Medinas postou neste texto, há algumas semanas, dicas e sugestões sobre importância de aulas de natação para quem pretende iniciar no mundo desse verdadeiro esporte espetacular ou ainda para aqueles que gostariam de aprimorar técnicas de nado.

Recebemos centenas de mensagens de nossos leitores com elogios a nossa iniciativa, pelo que agradecemos muito, e solicitando que postássemos algo sobre aula de natação infantil. É grande o desconforto de pais que não sabem como avaliar uma boa aula de natação para seus pequenos.

Consultamos professores e proprietários de escolas e academia. Eis o que descobrimos sobre como reconhecer boa aula de natação infantil

Natação é mesmo benéfica? Acredite: é

Natação faz bem a qualquer pessoa em qualquer idade e com as mais diversas limitações.

Melhorias cardiorrespiratória e muscular, adequação no senso de equilíbrio e na postura física são alguns dos benefícios físicos. Sendo atividade lúdica e social, natação estimula assimilação espacial na criança e consome energia, o que a faz dormir mais tranquila.

Propriedades psicológicas são também incentivadas. Muitas crianças criam excelente percepção de relacionamento com outros alunos, além de construir aura de bem-estar e autoestima ao longo do tempo.

Aula de natação infantil: o Pediatra deve opinar

O pediatra precisa opinar. Inclusive na idade ideal
O pediatra precisa opinar. Inclusive na idade ideal

Os pais precisam controlar ansiedade. Ver o filho ou a filha dando braçadas como Ricardo Prado é satisfação que não tem preço, especialmente se eles forem adeptos de natação.

Essa ansiedade pode não ser conveniente. Consulte o pediatra que acompanha seu filho ou leve-o a um de sua confiança.

É preciso que ele avalie condições físicas, estrutura óssea, capacidade respiratória, poder de motricidade e outros elementos importantes no quadro de saúde da criança.

Ainda que haja qualquer evento contrário, essas informações vão compor a estratégia de procedimento dos professores.

A idade ideal para iniciar em aulas de natação infantil … Qual é?

As respostas de nossos entrevistados não chegam a consenso nem encontramos consenso em pesquisas que fizemos.

Alguns técnicos sugerem que a partir de 06 meses já é possível incentivar natação; outros preferem falar em 02 anos, que é quando a criança já interage minimamente com seu exterior e pode indicar desconforto ou satisfação plena.

Mas a maioria concorda que opinião do pediatra é indispensável. É ele que pode determinar a idade perfeita para uma criança iniciar no mundo da natação, assim como no de qualquer outro esporte.

E todos indicam como boa opção solicitar uma ou duas aulas modelo com acompanhamento dos pais. Estes tendem a analisar a reação dos filhos de forma apaixonada e com conhecimento, o que pode significar bom resultado na avaliação.

Os pequenos são o foco, mas o local merece atenção

Depois de conhecer os benefícios da natação para seu filho, se inteirar da opinião do profissional médico e identificar a melhor idade para inscrevê-lo em qualquer curso, é hora de avaliar o local no qual a criança vai passar algumas horas por semana.

Certamente só essa ideia já causa algum comichão nas pulgas que estão atrás de suas orelhas.

  • Higiene

É de extrema importância que você perceba o nível de preocupação dos proprietários do local com higiene. O organismo infantil reage de maneira mais sensível, com certeza.

Mas não se contente com higiene aparente, pois certamente tudo estará em ordem. Aja como em restaurantes: “o salão de alimentação é lindo e maravilhoso, mas vamos ver a cozinha, ok?”

Visite banheiros, vestiários, geladeiras, corredores, áreas externas. Discretamente, passe os dedos em móveis, vasculhe cheiros diferentes (seu filho pode ser alérgico a produtos de limpeza), quantidade de lavatórios etc.

A saúde de seu filho merece todo cuidado do mundo.

  • Segurança

Aulas de natação infantil
Verifique em detalhes a segurança da escola: acessórios como macarrão, por exemplo,

Observe extintores de incêndio – data de vencimento e tipos -; estrutura de escadas e se têm corrimãos; rampas – se são emborrachadas e o estado do pavimento -; placas de aviso de áreas que ofereçam perigo.

Atente-se a aparelhos que serão usados nas aulas (boias, pranchas, macarrões etc.). Devem estar em perfeitas condições.

Se a escola oferecer aparelhos de musculação, verifique se acesso a eles é fácil para crianças. Nem todos os adultos têm paciência com presença infantil durante suas sessões.

  • Estilo de atendimento

Analise a maneira como todos são atendidos pelo pessoal da escola, não apenas você. Sendo você um cliente em potencial, é possível que haja simpatia no nível certo, ou até mais, forçada.

  • Instrutores/professores

Avalie a adequação psicopedagógica dos professores. É necessário que saibam aplicar métodos diferentes dos aplicados a adultos.

Mas observe atentamente, de preferência de longe.

Aproveite e verifique se há diferenças no tratamento dos professores para com outros alunos: gestos, palavras, entonação etc.

 ———–

É possível que você esteja pensando: “mas a Medinas não está exagerando, não? Me parece que são cuidados demais. Simples aula de natação infantil precisa mesmo de tudo isso?”. Há casos em que é melhor pecar por excesso que por omissão. O bem-estar de seus filhos é um desses casos.

A Medinas permanece atenta a tudo que se refere ao universo da natação. Habitue-se a acessar nosso blog e nosso e-commerce. O atendimento é diferenciado porque temos respeito por suas preferências; os produtos são buscados nos melhores fornecedores do país a fim de que sua compra reflita exatamente sua expectativa.

Temos satisfação nisso tanto quanto temos ao falar de natação.

Boas braçadas!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.