Alimentação e Nadar Bem: 06 Dicas de Primeira Refeição do Dia

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Alimentação para nadar bem é, antes de tudo, bom senso. Nós, da Medinas, não cansamos de destacar os benefícios da natação para o corpo e mente de quem a pratica. Nossas dicas e sugestões têm ajudado cada vez mais pessoas a descobrirem isso. Por isso, muitas adotaram o hábito de nadar pela manhã como primeiro exercício do dia. Bem… esse esforço matinal requer alguns cuidados, especialmente com a refeição. Veja aqui como manter refeição balanceada e saudável.

Apoio: Renê Almeida Leite (Nutricionista e fisiatra); Calila Galvão
Alimentação para nadar bem: pão integral com ricota e verduras

Alimentação para nadar bem: pão integral com ricota e verduras

Nossos leitores têm falado muito ultimamente sobre nadar pela manhã e infelizmente ainda existem muitos praticantes sem o devido acompanhamento técnico de que esse hábito necessita, seja simplesmente para manter a forma ou por lazer. Alguns vão muito além e começam a nadar em jejum.

Como resultado, alguns amigos leitores têm nos enviado mensagens questionando se o nado em jejum leva malefícios ou benefícios para o corpo.

É necessário entender que a estrutura corporal não funciona se não tiver reservas de energia em dia para, quando for gastá-las, estar em condições de encarar toda a intensidade e o volume que os esforços físicos do nado exigem.

O maior problema é realmente o que comer pela manhã.

Primeira Refeição do Dia

A maneira como você se alimenta pela manhã tem extrema importância em geral. Para quem pratica natação minutos depois de sair da cama, essa importância se intensifica muito. É quase certo que o nadador vai sair da piscina direto para o banho e, de lá, para o trabalho.

Se o organismo não estiver adequadamente preparado, não apenas o rendimento na água estará com toda certeza comprometido, mas o do expediente também.

Além disso, alimentar-se de maneira incorreta antes de qualquer sessão de exercícios corporais é uma das causas mais frequentes de lesões. E segue uma lista de malefícios: falta de energia, problemas com concentração, dores musculares ocasionais e outros mais.

Em tempos de crise, não é difícil que se aumente o expediente diário de trabalho. A rotina de uma pessoa que entra na empresa por volta das 08h00 e sai entre 18h00 e 20h00 é cansativa. São muitos afazeres, preocupações, além do stress diário. E, mesmo com essa rotina, muitos ainda se propõem a acordar cedo e realizar seu compromisso diário com o corpo na piscina.

“No caso de nadadores que tenham adquirido hábito de treinar em jejum, é quase certo que todas as tarefas de trabalho e rotina citadas ficam muito mais difíceis de ser realizadas simplesmente por falta de um elemento: energia, informa Renê Almeida, nutricionista e fisiatra.

Desta maneira, é de extrema importância que se façam refeições pré-treino, pois assim se evita perda de massa muscular e fadiga precoce, além de se colaborar para melhor rendimento não só durante a atividade física, mas também no restante do dia de trabalho.

1 – Frutas ou Sucos de frutas

Frutas são excelente estímulo alimentar para natação matinal

Frutas são excelente estímulo alimentar para natação matinal

São alimentos leves que não requerem muito esforço do sistema metabólico para que sejam digeridas. O organismo adquire energia em pouco tempo.

2 – Cereais com mel

O mel é excelente fonte de energia e grande estimulante de células pulmonares. Ao longo do tempo, essa característica é altamente benéfica para o sistema respiratório.

3 – Bolos, biscoitos integrais e geleias

Bolos macios, sem muito poder de doçura (açúcares ou adoçantes), levam ao organismo boa quantidade de energia. Quando associados a biscoitos integrais e geleias, esse benefício é aumentado.

4 – Água de coco e sanduíche de pão integral com atum

Sabe-se que peixe, além de ser alimento leve, é grande estimulante metabólico e favorece ganho de massa muscular, além de fonte de Ômega 3. Consumo de atum pela manhã é boa base alimentar para praticantes de natação nas primeiras horas do dia.

5 – Sanduíche de pão integral com ricota e cenoura e suco de fruta

Deve-se evitar leite e derivados (queijos e iogurtes). Entretanto, a ricota é produto diferenciado por conta de pequena dose de gordura em sua composição. Ingerida com cenoura e suco de fruta, facilita muito o ganho de energia para melhor desempenho no nado matinal.

6 – Pão ou torrada integral com geleia de frutas

Esses alimentos não dão sensação de saciedade em demasia e, assim, estimulam o bem-estar físico para melhor desempenho no gasto de energia.

O Que Evitar

Alguns tipos de alimentos não fazem mal de forma direta, mas induzem o organismo a requer muito esforço no processo metabólico. Isso torna o corpo um tanto cansado, lento, relaxado.

Evite alimentos como:

  • Leite e derivados (queijos, iogurtes)
  • Bolos com coberturas
  • Frios em geral
  • Pão francês
  • Manteiga/margarina
  • Abacate

Essas são nossas dicas para melhorar o desempenho no momento do nado matinal. Porém, como certamente os esforços físicos são intensos, convém abastecer-se de boa quantidade de energia depois.

Após a sessão de nado, alimente-se com café da manhã completo, dando preferência a:

  • Leite desnatado
  • Iogurte 0% de gorduras
  • Pães integrais
  • Frutas
  • Ovos mexidos ou cozidos
  • Vitaminas de frutas (com leite)

Tendo esses cuidados com a alimentação, você terá maior rendimento nos treinos, diminuição de fadiga precoce, melhor qualidade nos resultados e muito mais disposição para encarar um dia de trabalho”, completa Almeida.

Se você tiver alguma espécie de dieta especial que produza bons resultados durante a prática de seu esporte preferido, deixe suas instruções nos comentários. Nossos leitores e amigos certamente vão se beneficiar com sua participação.

Alimente-se bem e tenha bons treinos.

Boas braçadas!

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